segunda-feira, 4 de julho de 2011

A transformação de Raabe


A transformação de Raabe
A história de uma mulher que serve como exemplo claro da ação e misericórdia divina
Ana Cleide Pacheco
Raabe era uma meretriz, uma mulher moralmente depravada. Sua história mostra-nos que não há pessoa que esteja fora do alcance do milagre da fé. Deus guiou os espias até a sua casa porque tinha um propósito para com aquela mulher. Ela fazia parte dos planos divinos, foi escolhida e salva devido à sua hospitalidade.

Tiago afirma: "E de igual modo não foi a meretriz [Raabe] também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho?", Tg 2.25. A recepção dada por Raabe aos espias foi amigável; e ela os ajudou no seu propósito. Ela agiu de conformidade com a sua fé e creu que Deus estava a favor de Israel, pelo que ela não poderia mesmo deixar de prestar a sua ajuda.

Ela creu na soberania de Deus: "Bem sei que o Senhor vos deu esta terra", Js 2.8. Creu que Deus opera maravilhas: "Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito", Js 2.10. Ela demonstra crer no que diz!

Outro fato importante foi a quebra de maldição (prostituição) na sua vida. Ela se tornou esposa de Salmom e mãe de Boaz, um ancestral de Davi, que evidentemente pertencia à árvore genealógica de Jesus. Ela nunca poderia imaginar que seria capaz de obter tão grande vitória mediante a fé.

E é isso o que Deus quer nos ensinar: não importa a situação em que nos encontramos hoje. Ele é o Deus que mudou a história de Raabe e pode mudar a nossa também. Para que isso aconteça, basta somente praticarmos a fé. "Não temas, crê somente", Mc 5.6. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário